html templates

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA

nutricionista emagrecimento

A Importância da água para quem pratica atividade física

É como se houvesse dentro de cada um de nós um grande administrador que reduz as despesas e aumenta a receita. A massa magra mais afetada com essa manobra é a muscular. Os músculos representam tecidos com grande demanda energética. Ao reduzir o seu tamanho, estaremos cortando despesas, utilizando a matéria-prima que o constitui para aumentar a receita. O jejum, muito comum em algumas religiões ou mesmo para pessoas que acreditam ser a forma ideal de redução da gordura corporal, se apresenta ao organismo como um grande abalo na homeostase energética. Isso pode acontecer em qualquer hora do dia. Imagine você acordando atrasado, saindo correndo de casa e chegando ao trabalho. Com muita sorte conseguirá ingerir algum alimento na hora do almoço. Isso representa por volta 12horas de jejum e almoçar ao meio-dia). Durante essas 12 horas seu organismo se viu obrigado a manter a concentração de glicose sanguínea, mesmo tendo saído do repouso (sono) para o período ativo de trabalho. 

::Como regular sua ingestão?
Como regular sua ingestão? Uma opção seria a seguinte: compre uma garrafa pequena de um litro e coloque água ao seu lado sempre. Muitas vezes não tomamos água simplesmente por preguiça. 
Se tiver essa garrafa, será mais fácil regular sua ingestão de líquidos. Poderá controlar a quantidade ideal. Muitas vezes, a pessoa não tem muito tempo para ir a um local beber água por causa do trabalho. Dessa forma, levar uma forma de “abastecimento” consigo seria ideal. No começo pode parecer difícil, mas com o tempo você irá se habituar. Melhor do que ter algum problema por falta de água, não é? 
Quais os benefícios da água? Quanto a isso, são inúmeros! Veja Abaixo: Melhora a pele: Quando você ingere mais líquido, a saúde de sua pele aumenta, pois ocorre um maior processo de hidratação. A água diminui o acumulo de sódio. Sendo que esta substância é responsável pela retenção de líquidos. Por consequência, o consumo de água, diminui o inchaço corporal. Renova também o colágeno presente na pele, sustentando essas fibras, mantendo a mesma saudável e prevenindo o envelhecimento precoce. 
Para as mulheres é de extrema importância, pois previne rugas e celulites também. Melhoram funções cerebrais: Pesquisas demonstram que o desempenho de nossa mente é influenciado pela desidratação. A água aumenta os níveis de concentração e memória deixando o indivíduo mais apto a compreender aquilo que está ao seu redor e suas tarefas. Este fator é, portanto, muito importante para quem tem problemas de concentração. Talvez, a pessoa nem saiba o que está lhe prejudicando e tirando sua atenção, e seja apenas falta de água.

A sua ausência gera sonolência e cansaço. Além disso, prejudica a coordenação motora, a atenção e libera hormônios relacionados ao estresse. Em resumo, a melhora significativa da concentração é um grande benefício relacionado com a importância da água. Hipertrofia muscular: A água é essencial para quem deseja ganhar massa muscular. Basicamente nosso corpo é composto de, aproximadamente 70% líquido. Para você gerar hidratação nas células musculares precisa levar água a elas. 
Então se você ingere pouco líquido, não terá tanta água para levar às células e o processo de hipertrofia será mais difícil. A falta de água atrapalha direta e indiretamente seus ganhos de massa muscular. Isso se deve pelo fato de nossos músculos também serem compostos por 80% de água. Ou seja, suas células musculares são abastecidas por essa ingestão. A importância da água é tão grande para o ser humano, que a falta e consequente desidratação causa os seguintes malefícios: – reduz a força que você emprega nos treinos, – atrapalha a digestão dos alimentos, – aumenta a fadiga. Portanto, a ausência de líquidos atrapalha todos os três pilares da construção de massa muscular podendo provocar como consequência, através de outros fatores, o catabolismo muscular. 
Problemas gerais por falta de água: A falta de água pode causar diversos problemas no organismo, tais como: – Desregulação das funções renais; – Desidratação da pele, aparentando estar sempre seca; – Cansaço; – Alteração na pressão sanguínea; – Mal funcionamento do intestino; – Alteração no humor; – Dentre outros. Em geral, se dedique a contar inicialmente a quantidade de água ingerida ao dia, para assim, conseguir criar um hábito saudável. E para nós que treinamos e queremos melhorar o desempenho na academia, devemos sempre nos preocupar em saber a importância da água para o nosso corpo e como ela pode influenciar em todo o processo de ganho de massa, da mesma forma que a alimentação. A água irá criar um ambiente favorável para que a hipertrofia muscular ocorra. Então, comece agora mesmo! Não perca a oportunidade de ir beber um pouco de água todas as vezes que se lembrar. Porém, você deve saber que, com mais líquidos no corpo, mais vontade de ir ao banheiro você terá. Então tenha consciência que isso será necessário para regular seu organismo e mantenha uma boa rotina. 

Texto elaborado por: Bianca Magnelli Nutricionista Esportiva, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP 

Nutricionista Esportiva, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP
Endereço

Av. Moaci, 857 - Moema
São Paulo - SP
Próximo ao metrô Eucaliptos e
Shopping Ibirapuera


Contatos

nutricionista@nutricionistasp.com 
Telefone: (11) 5535-3242 
Whatsapp: (11) 97232-7220

Links

www.nutricionistaesportivo.com