ALIMNETAÇÃO NO INVERNO



nutricionista esportivo


É necessário continuar tomando 2 litros de água por dia mesmo no inverno? Embora no inverno a sensação de sede diminua é muito importante a ingestão de água nesse período. O consumo de cerca de dois litros nesses dias mais frios é importante para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação. No inverno, o corpo de fato precisa de menos água do que no verão, por isso sentimos menos sede. O problema é que pessoas que já bebem pouco no calor, bebem menos ainda no frio.

Existe um equilíbrio entre a ingestão e a eliminação de água pelos mecanismos reguladores do organismo, a perda de água é regulada pelos rins, pela pele, pelos pulmões, pelo tubo digestivo. A água não deve ser bebida na quantidade necessária para manter a condição do corpo estável em termos de temperatura e pressão. A quantidade de água que devemos ingerir por dia depende da quantidade eliminada. Eliminamos cerca de 2 litros de água por dia pela urina, fezes, transpiração e expiração do ar. Sendo assim a mesma quantidade de líquidos deve ser ingerida . A quantidade pode aumentar dependendo de outros fatores como peso, altura, sexo, atividade física, clima etc.

Uma forma de se observar se a quantidade de água ingerida é adequada, é observar a quantidade de urina eliminada no dia e sua cor . Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, quase transparente. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está avisando que precisa de mais água.O ideal é que se beba água aos poucos, ao longo de todo o dia, a água existente nos alimentos também é válida para completar a quantidade necessária de água do dia, frutas e legumes com alto teor de água e sopas são boas opções.

Como podemos nos alimentar bem no inverno, sem precisar ingerir comidas muito calóricas? Em qualquer época do ano, é fundamental manter um cardápio equilibrado e nutritivo, com a presença na quantidade adequada de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. È verdade que o apetite aumenta naturalmente com as baixas temperaturas, no frio o organismo precisa de mais energia para produzir os níveis ideais de calor, no entanto mesmo deve se ter uma alimentação equilibrada. É verdade que necessitamos nos alimentar um pouco mais no inverno mas não se deve comer alimentos gordurosos em grandes quantidades; feijoada, fondue, calabresa, bacon e chocolates devem ser consumidos moderadamente. O ideal é alimentar-se várias vezes ao dia, mas sem exageros. A alimentação adequada é uma grande aliada da boa saúde, visto que uma dieta irregular pode ser fator determinante ao surgimento de doenças graves como hipertensão e obesidade, além de contribuir com eventos cardiovasculares.



Texto elaborado por: Bianca Magnelli Nutricionista Esportiva, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP

Nutricionista Esportiva, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da USP